Montanhas Tatra

28/08/2020
As montanhas Tatra, Tatras ou Tatra, formam uma cordilheira na fronteira da Polónia e Eslováquia e é o sector mais alto dos Cárpatos. A maior parte e os picos mais altos da cordilheira estão situados na Eslováquia; os maiores lagos destas montanhas podem ser encontrados na Polónia. O pico mais alto dos Tatras é o Pico Gerlachov ou Gerlachovský štít em eslovaco, e está a 2.655 metros de altitude, na Eslováquia. O Rysy, na altitude de 2.499 metros, é o pico mais alto da Polónia.

A região é muito conhecida por ser uma área de esportes de inverno, com resorts tais como Poprad e a cidade Vysoké Tatry na Eslováquia (literalmente em português (Cidade dos) Altos Tatras; criada em 1999 e incluindo os resorts anteriormente separados de Štrbské PlesoStarý Smokovec e Tatranská Lomnica), e Zakopane, a "Capital de Inverno" da Polónia.

Os Tatras consistem dos Tatras Ocidentais (eslovaco: Západné Tatry, polaco: Tatry Zachodnie) e os Tatras Orientais (Východné TatryTatry Wschodnie). Os Tatras Orientais, por sua vez, consistem dos Tatras Altos (Vysoké TatryTatry Wysokie) e as Tatras Belianske (Belianske TatryTatry Bielskie). Os Tatras Altos, com seus 24 (ou 25) picos acima de 2.500 metros de altitude, são, juntamente com os Cárpatos do Sul, a única cordilheira com uma característica alpina em todos os 1.200 km de extensão dos Cárpatos.